RAZÃO, VERDADE REVELADA, FÉ E CRENÇA. CAMINHOS PARA DEUS
Por: João H. L. Ferreira.
Já falamos da existência de Deus. Ele faz parte da REALIDADE HUMANA; seja como explicação do inexplicável, seja como instituto social, seja como SER de origem metafísica, necessário à explicação do mundo físico (sem o qual o mundo não se explica). Tudo isso sem falar nas concepções das diversas religiões e filosofias.
Então, vocês me perguntarão: Se Deus existe, por que tanta discussão sobre o assunto? A resposta é simples: Apesar de NINGUÉM discordar da existência de Deus (Quem não acredita em DEUS, mesmo esses acreditam nele, mas na categoria de SER IMAGINÁRIO), é impossível conhecê-lo diretamente, pois Deus se MANIFESTA no MUNDO FÍSICO de MANEIRA VELADA.
Pelo que eu saiba, somente duas pessoas conheceram Deus face à face. Uma foi seu único filho, Jesus Cristo; outro foi Adão, o primeiro homem criado (Eu tenho dúvidas quanto à Moisés; por que o meu conhecimento das escrituras não é profundo. Peço perdão aos Judeus pela ignorância. Por favor, os islâmicos me perdoem também, mas, como de origem católica, eu não sei o que o Corão fala de Maomé). Fora disso, os outros homens, enquanto vivos na face da terra, apenas tiveram vislumbres velados de Deus.
Apesar de ser possível CONHECER DEUS pela RAZÃO, a maior parte da humanidade não está disposta a esse esforço intelectual (Mesmo quase depois de uma vida procurando Deus pela RAZÃO, confesso ter um entendimento INCOMPLETO Dele). Por isso, para ter CERTEZA que a HUMANIDADE O CONHECESSE, Deus veio se REVELANDO ao Homem no decorrer da História.
Apesar da VERDADE REVELADA ser ACESSÍVEL a qualquer pessoa, existe a necessidade de ADAPTAR a LINGUAGEM da REVELAÇÃO a cada cultura, a cada época. Assim, Deus adapta a forma da revelação ao povo que o recebe, utilizando uma linguagem adequada aos destinatários da revelação.
São exemplos da VERDADE REVELADA, mas não limitadas à, a Tora, a Bíblia e o Corão; que são as bases para as três maiores religiões monoteísta do planeta (O Judaísmo- A Tora, que é composto dos cinco primeiros livros do Velho Testamento, o Cristianismo- Velho e Novo Testamento; e o Islamismo- O Corão).
Assim, no decorrer da história, Deus vem se revelando a cada povo, utilizando símbolos que cada um pudesse entender, através REVELAÇÃO. Cada cultura humana vê Deus de uma forma; não sendo adequado falar que uma forma é melhor ou mais completa do que a outra, pois de Deus, a única coisa que podemos falar é que, seja lá a forma com que O imaginemos, Ele, como Deus, que é INFINITO, sem dúvida, TRANSCENDERÁ e será MUITO MAIS do que tenhamos condição de imaginar; escrever ou sonhar, pois Deus é O INOMINADO; O INDELINEÁVEL; O INFINITO...... Isso implica em dizer que se você conseguir DEFINIR Deus eu terei apenas UMA CERTEZA, a de que ELE NÃO SE LIMITA A DEFINIÇÃO DADA POR VOCÊ, e por isso a SUA DEFINIÇÃO será IMPRECISA. É impossível ao ser humano CONHECER completamente a Deus, pelo menos nessa vida.
Para finalizar esse conceito (De que a Verdade Revelada foi o meio pelo qual Deus se revelou à cada cultura no seu espaço tempo); vale ressaltar que nenhuma religião irá proclamar que existe falha ou lapso dentro dela; ou ainda que lhe falta uma parte da VERDADE que lhe foi REVELADA, pois a religião que assim o fizer estará fadada à extinção, pois NINGUÉM SEGUIRÁ a mesma se souber que ela não tem a Verdade Final. Essa é uma religião INÚTIL, pois perde aquilo que se busca em qualquer religião como fim; que é a CERTEZA de que se está RELIGADO em DEFINITIVO e SEM DÚVIDA à Deus estando assim SALVO. Vale lembrar NENHUMA RELIGIÃO SALVA. A SALVAÇÃO é GRAÇA DIVINA. As diversas religiões são TRILHAS que apontam o caminho que nos leva à Deus, e NÃO DEVEM SER UTILIZADAS COMO TRILHO, pois NÃO SÃO O CAMINHO. Espero não ser crucificado por dizer isso.
Prosseguindo o raciocínio, uma religião pode até afirmar que TUDO QUE LHE FOI REVELADO É VERDADE; o que estaria em tese CORRETO; mas não pode dizer que TODA A VERDADE LHE FOI REVELADO; pois em tese, a Verdade é algo vasto demais para ser encerrado em qualquer revelação. A lógica apóia a visão de que A é Verdade; mas toda a Verdade NÃO ESTÁ contida em A. A REVELAÇÃO é algo dado ao Homem para que encontre o caminho para Deus, abrir o coração e a mente para uma OUTRA REALIDADE que transcende a realidade humana. A VERDADE REVELADA deve ser TRILHA, pois é uma RECEITA RESUMIDA de como caminhar para DEUS que LIBERTA. Por mais que seja tentador pensar que a REVELAÇÃO é toda a VERDADE, Ela não é. Ela pode ser VERDADEIRA, mas não a VERDADE.
Como já dito, TODO o Homem pode chegar à existência de Deus pela razão, mas, para isso, seria necessário um esforço mental, o que, a maior parte dos homens não está disposto a fazer. Por isso, Deus vai ao encontro do Homem dando-lhe a VERDADE REVELADA. Em toda a História Humana o caminho para Deus é guiado por Ele, que não espera o FILHO PRÓDIGO chegar em casa, mas larga tudo e vai ao ENCONTRO DELE, correndo para abraçá-lo e acolhê-lo enquanto ainda está à caminho.
Depois dessa explicação, haverão aqueles que ficarão MARAVILHADOS e outros nem tanto. Para ambos, principalmente para os que não se maravilharam, lembro da CRENÇA.
A crença é a capacidade da mente humana que, não havendo como discernir racionalmente entre duas possibilidades, decide aderir à uma delas, como se verdade fosse. Assim, impossibilitado de escolher logicamente entre A e B, verdades mutuamente excludentes, por falta de provas, pelo uso da crença, se escolhe uma das duas para fazer a mente aderir como se verdade fosse. Vale ainda lembrar que Deus EXISTE. Se não como CRIADOR DO UNIVERSO, pelo menos como INSTITUIÇÃO ou EXPLICAÇÃO NECESSÁRIA. Na verdade, no tocante à Deus, não resta a escolha de ACREDITAR na sua existência ou não, cabe apenas ACREDITAR em que categoria o mesmo EXISTE: SER CRIADOR DO UNIVERSO, ser imaginário, instituição social, explicação necessária, ou qualquer outra que queira colocar.
Ora, se deixar de acreditar Deus é IMPOSSÍVEL, sendo a crença algo voluntário (cabe ao homem optar no que vai acreditar), quem for um homem SÁBIO, concluirá que é mais SENSATO ACREDITAR EM ALGO BOM do que em algo MAL. Então se faz a pergunta: Será que existe uma crença mais MARAVILHOSA do que a de um Deus que CRIOU o Universo e AMA o homem? Então, se posso optar entre CRER em algo bom e outro não tão bom assim, por que não optar por CRER no melhor? E que crença é MELHOR do que a EXISTÊNCIA de um DEUS que me ama?
CRER EM DEUS também é uma prova de SABEDORIA. Vamos supor que alguém creia que Deus existe. Então ele levará uma vida virtuosa, na crença que esse Deus de que, quando morrer, Deus lhe dará o PARAÍSO e o GOZAR de Sua face. Acreditando nisso, depois de uma vida de virtudes e abstinências, a pessoa morre, descobrindo que Deus não existe. Amigos e parentes riem e gozam da cara dele. A pessoa, com muita raiva, pensará: ISSO É SACANAGEM. SACRIFIQUEI A MINHA VIDA À TOA. Essa pessoa terá como prejuízo apenas ter perdido uma vida de prazeres.
Agora vamos supor que a pessoa NÃO ACREDITE EM DEUS e faça tudo que lhe vier à cabeça. Ao morrer, corre o risco de ser pego no contra-pé. Nessa hipótese pode perder a alma e ir para a danação eterna. Se você está na dúvida, se NÃO TEM CERTEZA da existência ou não de Deus como CRIADOR e SENHOR DO UNIVERSO, aconselho que, nem que seja por CAUTELA, creia, pois, depois da morte o prejuízo é MENOR. Crer é Deus é SÁBIO e PRUDENTE.
Dessa forma, com a licença poética, para quem não se maravilhou, vale dizer: Crer em Deus é preciso; viver não é preciso....