DEUS EXISTE?

Por: João H. L. Ferreira

          

             Se existe uma pergunta que sempre me fazem é se Deus existe e, se Ele existe, como eu posso provar.

 

            Quando falam isso, eu faço uma provocação: OK; então vamos fazer ao contrário: Se você não acredita em Deus, que tal você provar que ele não existe?

 

            Geralmente, quando faço isso, aqueles que acham que Deus não existe, me dão como resposta: “No atual estágio do conhecimento humano, onde o Homem já conhece quase tudo sobre a Terra; como pode, se Deus existe, a gente não o ter encontrado ainda?”

 

            Quando falam isso, eu explico que a gente ainda não conhece tudo sobre a Terra e, muito menos, sobre o Universo. Falo sobre a Austrália e o canguru.

 

            A Austrália era desconhecida, e por isso o canguru também. Imagine: Se alguém, na Europa medieval, dissesse que um ser como o canguru existe, falariam que a pessoa estava ficando louca. Outro exemplo é o Átomo. Somente nos dias de hoje sabemos que ele existe. Assim, NÃO ENCONTRAR não é sinônimo de NÃO EXISTIR. Se você perder a sua carteira, não mais  encontrando-a, não quer dizer que ela deixou de existir.Você apenas não consegue encontrá-la.

 

            Depois de algumas horas, brincando com interlocutor, eu confesso a minha maldade. A PROVA é uma coisa da CIÊNCIA. Ela apanha um pedaço de matéria, chamado CORPO DE PROVA, leva para o laboratório, analisa, mede, enuncia as suas teorias e fórmulas, testa, extrai as Leis, que são o resultado dos testes, achando a VERDADE CIENTÍFICA. Assim, é IMPOSSÍVEL PROVAR QUE ALGO NÃO EXISTE, pois não se pode levar algo que não existe e fazer dele CORPO DE PROVA. Dessa feita, é impossível provar que Deus não existe. Então, confesso a minha maldade.

 

Assim, da mesma maneira é IMPOSSÍVEL provar que Ele existe pois, para isso, eu teria que levar um pedaço de Deus para o laboratório e fazer experimentos. Se eu fizesse isso, Deus deixa de ser Deus e vira OBJETO da ciência. Nenhum Deus se rebaixaria a ser OBJETO do homem. Por isso, a ciência, mesmo com todo o seu aparato, não consegue provar a existência ou a inexistência de Deus. Dessa feita, como dizem os cientistas, DEUS NÃO É OBJETO DA CIÊNCIA. O objeto da ciência é o MUNDO FÍSICO e as leis que o regem, entre outras coisas; mas nunca Deus.

 

            Então me perguntam: “Como você pode ter certeza de que Deus existe”. Então eu respondo: De algumas maneiras: A primeira é que DEUS é a explicação do inexplicável. Ao perguntar-se sobre o Universo, sempre que se tinha alguma coisa não explicada, o Homem atribuía aos deuses a explicação. Assim, Deus aparece, primeiramente, como forma de EXPLICAR O INEXPLICÁVEL. Tal qual o INFINITO, que é uma abstração matemática; ou a indeterminação matemática, como na divisão de zero por zero; que admite infinitas respostas; Deus, em primeira instância, é um conceito necessário para explicar o inexplicável. Dessa feita, Deus é a EXPLICAÇÃO necessária para O INEXPLICÁVEL. Deus é o INEXPLICÁVEL; o que é, uma de suas possíveis definições (Ou indefinição, como queira) Dele é uma da primeiras formas que Ele aparece na História humana.

 

            A segunda forma que Deus aparece na História humana é como INSTITUIÇÃO. Durkein, sociólogo alemão, detectou que existem idéias que permeiam as sociedades humanas que, apesar de não existirem no físico, se tornam presentes, moldando o comportamento do homem em sociedade. Como exemplo disso temos a DEMOCRACIA que, apesar de não existir fisicamente, apesar de IDÉIA, molda o comportamento social como se real fosse. Tão real que se diz que essa ou aquela coisa FERE a DEMOCRACIA e que outras a fortalecem, como se a DEMOCRACIA fosse uma coisa viva. Durkein termina a sua obra dizendo que, dentro das sociedades humanas, não existe idéia mais presente do que a de Deus. Assim, se Deus não existir no físico, ele existe como instituição humana, tomando-se PRESENTE dentro da sociedade, moldando o comportamento e os destinos da humanidade. Dessa forma, Deus existe, seja como RESPOSTA NECESSÁRIA, seja como INSTITUIÇÃO, se tornando PRESENTE nas sociedades humanas, adquirindo força coercitiva e Universal; pois, até hoje, anda não se viu sociedade que não tivesse dentro de si idéia de Deus.

 

            Finalmente, tudo que existe no Universo tem uma CAUSA ou ORIGEM. Deus aparece como CAUSA PRIMÁRIA DO UNIVERSO FÍSICO. Quanto mais mergulhamos na origem do Universo, mais nos deparamos com a pergunta: O que gerou o Universo. A ultima explicação é que o Universo nasceu de uma grande explosão. Se assim foi, de onde veio a explosão? A resposta seria de Deus, já que Ele é a resposta do inexplicável. Então, quem gerou Deus? Aí vem a grande saída: Deus é METAFÍSICO. Está FORA do Universo físico; onde a Lei de Causa e Efeito não existe. Assim, Deus pode ser CAUSA DELE MESMO, não precisando de causa geradora; e fora do Universo Físico; não há de se falar em encontrar Deus face à face na terra; mas apenas CONHECER sua existência de maneira velada; através do Universo que Ele criou.

 

            Dessa feita, mesmo para aqueles que não acreditam, a existência de Deus é inegável; seja como resposta necessária, seja como instituição, seja como causa do Universo. A lógica chega à sua existência de várias formas. O Homem pode IGNORAR DEUS, mas não pode NEGÁ-LO. A Filosofia, a Teologia e a Sociologia corroboram esse FATO.

 

Atenção: Esse texto pode ser copiado ou utilizado, em todo ou em parte, desde que cite como origem a "Página pessoal de João Henrique Lacerda Ferreira em www.jhlf.com.br".

 

 

Voltar