A TEOLOGIA DOS OPOSTOS

 

           

            Nunca é demais Lembrar que Gênesis não é um relato científico, mas uma alegoria.

            O livro foi baseado em relato verbal do povo Judeu que remonta pelos anos de 2500 AC.

            O que mais chama a atenção em Gênesis é que, para um relato de quase 5000 anos, é extraordinariamente exato; tanto na ordem em que as coisas aparecem; quanto na velocidade (Nos primeiros dias formas de vida simples, com poucas coisas sendo criadas; mas, enquanto os dias vão avançando, durante a semana, a velocidade da criação aumenta e surgem seres mais complexos, até o aparecer do Homem).

 

            Isso posto, gostaria de chamar a atenção de algo; e talvez fazer justiça a uma importante figura na História: Maria.

 

            Na teologia paulina, o pecado entra no mundo por Adão, no momento em que o mesmo come a maçã. Assim, pela desobediência de Adão, o Homem é expulso do paraíso e condenado a viver no pecado; até o momento da Salvação (Que se dá pela morte de cruz); onde, por um ato de obediência extrema, Jesus redime o pecado de Adão se entregando na cruz.

 

            Pela teologia paulina, a salvação advém da obediência de Cristo, que compensa a desobediência de Adão.

           

            Por uma série de comparações, entre os atos de Adão e os atos de Cristo, Paulo expõe a teologia do contrário, onde os atos de Cristo, como alguém que verga uma vara torta para o lado contrário, retifica a vara, tornando-a reta de novo e anulando o ato de Adão, provendo a salvação da humanidade.

 

            Não contradizendo a teologia de Paulo, primeiro Doutor da Igreja; e talvez o mais importante teólogo da cristandade; gostaria de fazer um acréscimo que, creio eu, no lugar de desmerecer a catequese paulina, irá fazer justiça a uma pessoa importantíssima na História da Salvação, que é Maria

 

            Para fazer esse acréscimo, gostaria de utilizar o mesmo princípio da Teologia do Contrário para salientar alguns fatos:

 

        Dessa feita, é muito importante, quase dois mil depois, esse acréscimo à teologia paulina, para destacar o papel de Maria; pois se Cristo é o MODELO de um novo Adão; em tudo obediente ao Pai; Maria é o MODELO de uma nova Eva; que em seu SIM, na sua obediência, no seu silêncio, cria caminho fértil para a Salvação.

 

        Encerro assim com essa pequena “homenagem”: À Maria, que, em seu silêncio fecundo, dá voz à Cristo Salvador. Esse pequeno ponto é muitíssimo importante, no momento em que se discute, entre outras coisas, um papel mais atuante para a mulher na Igreja nos dias de hoje.

 

 

Atenção: Esse texto pode ser copiado ou utilizado, em todo ou em parte, desde que cite como origem a "Página pessoal de João Henrique Lacerda Ferreira em www.jhlf.com.br".

 

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