GÊNESIS

Por: João H. L. Ferreira.

           

O Livro de Genesis é atribuído a Moisés. Datam os historiadores que foi escrito por volta do ano 1800 AC. O relato da criação, no entanto, já era tradição oral antes de 2500 AC (Em torno de 4500 anos atrás).

 

O relato da criação tinha como destinatário uma humanidade com compreensão limitada do Universo que o cerca. Os rudimentos da ciência estavam anos luz de serem descobertos. A filosofia só iria aparecer 1500 anos depois. Assim, Gênesis não deve ser lido textualmente; mas sim como uma alegoria (Conjunto de símbolos utilizados para se transmitir um determinado conhecimento de maneira simplificada).

 

Quando lemos Genesis; ao contrário do que os adeptos fervorosos do evolucionismo, e dos críticos mais ferazes da religião, não temos divergência entre as Verdades da Fé e as Verdades Científicas; ao contrário. Genesis; para um texto alegórico, de mais de 4000 anos de idade, tem espantosas Verdades que a ciência só veio a descobrir milhares de anos depois.

 

Na narrativa de Gênesis; em seu primeiro capítulo, vale destacar que:

1)      Aparece a noção de monoteísmo em uma época em que o mundo era politeísta.

2)      O texto desloca a ideia de ORDENAÇÃO do pré-existente para a de CRIAÇÃO; ou seja: Nos relatos míticos da época, o mundo era pré-existente e os seres míticos apenas o ordenavam.

3)      Em Gênesis; Deus cria. O Universo NASCE de algo que NÃO É O UNIVERSO.

4)      A criação não aparece de uma única vez; em um só dia; mas é fruto de vários dias; ou seja: Há uma idéia temporal. Uma idéia de ordem cronológica na criação das coisas.

5)      A ordem da criação, narrada em Gênesis, é praticamente a mesma que os cientistas dizem ter ocorrido no aparecimento do Universo: Energia; matéria; água, seres menos complexos; seres mais complexos; homem (Gênesis é evolucionista; ao seu modo. A criação Divina utiliza-se da evolução / gradação para criar as condições de vida para o Homem; possibilitando o seu aparecimento e sustento).

 

        Assim, como exposto; termino pedindo que os leitores leiam todo o Capítulo 1 de Gênesis e me digam se, para um relato de quatro mil anos de idade, Gênesis é ou não é extremamente exato... Gênesis, para um texto CRIACIONISTA, e na verdade um texto EVOLUCIONISTA (As coisas no Universo aparecem do mais simples para o mais complexo).

 

 

 

Atenção: Esse texto pode ser copiado ou utilizado, em todo ou em parte, desde que cite como origem a "Página pessoal de João Henrique Lacerda Ferreira em www.jhlf.com.br".

 

Voltar