O QUE É TEOLOGIA

A palavra RELIGIÃO vem de latim RELIGARE ou RELIGAR.

 

O Homem é, talvez, a única criatura que, tendo CIÊNCIA de si mesmo como indivíduo, se sente “desligado”, seja dos outros homens, de Deus, ou do mundo que o cerca. Por isso, criou rituais destinados a promover a sua RELIGAÇÃO (Rituais RELIGIOSOS), dando significado à sua própria vida e a realidade que o cerca.

 

Os rituais religiosos proporcionam uma experiência única para o Homem, permitindo que tenha uma experiência além de sua FINITUDE, dando-lhe uma CO CIÊNCIA, uma ciência de que ele é maior que sua finitude, o primeiro passo para  APREENDER o Universo que o cerca.

 

Durante muito tempo, a única forma de PERCEBER o Universo, além das limitações humanas, foi o SABER RELIGIOSO, que era, então, a única explicação do REAL.

 

 Depois de milênios, a religião deixou de ser a única forma de obter conhecimento. Em busca de respostas mais satisfatórias às perguntas da humanidade, aparece a FILOSOFIA, nova ferramenta criada pela humanidade na busca do conhecimento.

 

A Filosofia significa AMIZADE À VERDADE (Filo = Amizade. Sofia =  Verdade). Ela utiliza o raciocínio lógico para agrupar conhecimentos existentes, gerando um conhecimento inexistente. Quando juntamos RELIGIÃO e FILOSOFIA, temos a TEOLOGIA.

 

Teologia, na tradução literal da palavra, significa “O Estudo de Deus” (Teo= Deus, Logia= Estudo).

 

Quando olhamos pela tradução literal do termo, esbarramos em uma impossibilidade: A de se ter DEUS como OBJETO de ESTUDO, pois é IMPOSSÍVEL estudar Deus diretamente. Esse estudo é feito através da Verdade Revelada que, para o cristão, se encontra na Bíblia, para o Judeu na Torá (Que coincide com os cinco primeiros livros da Bíblia) e para o Islã o Corão.

 

Assim, uma das principais ocupações do teólogo é o estudo da verdade revelada, utilizando-se para isso de várias técnicas, tais como a hermenêutica (Estudo do significado das palavras) e a Exegese (Interpretação das alegorias bíblicas); bem como das ciências desenvolvidas pelo Homem, tais como a História (Para contextualização do texto), a Arqueologia, na obtenção de artefatos e restos de textos escritos encontrados em locações de cidades antigas e a Antropologia, no estudo dos agrupamentos humanos, descendentes dos destinatários da revelação dada.

 

São ainda de interesse da Teologia os textos históricos (Ex: Guerra dos Judeus, escrito por Flávio Josefo , historiador que viveu e registrou eventos históricos da época de Jesus), textos apócrifos (CORRELATOS de autores desconhecidos, ou não, que, apesar de não serem considerados sagrados, relatam versões dos fatos narrados nas escrituras).

 

Assim, Teologia, Filosofia, Religião e a VERDADE REVELADA se interligam, dando ao homem instrumentos para conhecer a Verdade e devem estar integradas para a compreensão de Deus, que assim se revela ao Homem.

 

 

Atenção: Esse texto pode ser copiado ou utilizado, em todo ou em parte, desde que cite como origem a "Página pessoal de João Henrique Lacerda Ferreira em www.jhlf.com.br".

 

 

Voltar