OS LIMITES DE DEUS

 

Por: Joao H L Ferreira

 

            Algumas vezes, quando estou em um ambiente mais FILOSÓFICO, um dos desafios que me fazem é sobre o paradoxo da ONIPOTÊNCIA de Deus.

            Esse paradoxo vem da pergunta “DEUS PODE PECAR?”.

            Isso porque, se respondo NÃO, eles dirão: “DEUS ENTÃO NÃO PODE TUDO. ENTÃO SOU MAIS PODEROSO QUE DEUS, POIS EU POSSO PECAR”. Se digo SIM, então responderão: “SE DEUS PECA, NÃO É DEUS, É PECADOR”.

 

                Ainda por conta da ONIPOTÊNCIA de Deus, aparece outra pergunta: “PODE DEUS CRIAR UMA PEDRA TÃO PESADA QUE NÃO POSSA MOVER DEPOIS”. O raciocínio da pedra é o mesmo da do pecado. Se Ele puder fazer uma pedra tão pesada que não possa levantar, então no outro segundo deixa de ser Deus, pois deixa de poder levantar a pedra. Caso a resposta seja não, então Ele não é Deus, pois tem algo que não pode fazer.

                 Essas são típicas PEGADINHAS, que precisa de um pouco de tempo para explicar uma das possíveis saídas.

 

                O verbo PODER tem dois significados. O primeiro é CAPACIDADE DE AÇÃO. Ou seja: Capacidade de AGIR. Por exemplo: Pedro pode correr 5 km a cada hora, ou Pedro pode correr mais rápido do que José. Nesse aspecto Deus é ONIPOTENTE, ou seja: Ele é todo poderoso e TUDO PODE.

 

                O segundo significado do verbo PODER é PERMISSÃO. Por exemplo: POSSO te ajudar? Se a resposta for NÃO, mesmo que tenha capacidade física para isso, não terei permissão de ajudar. Em princípio, esse parece não ser o caminho para sair da pegadinha, mas precisamos fazer uma análise melhor. Para explorar o lado da PERMISSÃO como saída da pegadinha, precisamos falar um pouco sobre SOBERANIA.

 

                Um dos filósofos que mais contribuíram para o estudo da SOBERANIA foi Jean Bodin (1530-1596). De acordo com  Bodin, soberania é a qualidade máxima de poder da qual as normas e decisões emanadas se sobrepõem as de qualquer pessoa ou grupo.

 

                A SOBERANIA é o poder de impor a sua vontade ou comando a quem lhe deve obediência. Ela é perpétua, pois não pode ser limitado no tempo, é absoluto, pois não está sujeito a condições ou encargos postos por outrem, não recebendo ordens ou instruções de ninguém e não sendo responsável perante nenhum outro poder.

 

                Em termos de SOBERANIA, Deus é SOBERANO UNIVERSAL. Ele criou tudo de acordo com Sua vontade. Como soberano, Ele estabelece as regras e garante a sua aplicação.

 

                Mas o que a SOBERANIA tem haver com a pegadinha? Deus exerce SOBERANIA UNIVERSAL, inclusive sobre ELE MESMO. Deus PODE TUDO. Se ele fizer uma pedra, BEM PEQUENININHA, e disser logo depois: “OLHEM ESSA PEDRA. EM VERDADE VOS DIGO QUE NUNCA MAIS A LEVANTAREI”, essa será a pedra que Deus não poderá mover. Não porque Ele NÃO TENHA CAPACIDADE, mas porque se COMPROMETEU com a sua palavra a NÃO FAZER.

 

                 Essa é outra característica do SOBERANO. A SOBERANIA tem como ÚNICO LIMITE a VONTADE DO SOBERANO.

 

                Aqui vale a pena lembrar que: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus" ... "Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez”. (João 1:1-3).

 

                O Evangelho de São João foi escrito em grego. A palavra VERBO veio da tradução da palavra LOGOS, que é, algumas vezes, traduzida como PALAVRA; mas não qualquer PALAVRA, mas PALAVRA DE COMANDO (Haja Luz), EXPRESSÃO DE VONTADE. Indico a página https://pt.wikipedia.org/wiki/Logos_(cristianismo).

 

                Através da VONTADE, externada pela sua PALAVRA, Ele CRIA o MUNDO, CRIA os seus LIMITES e LEIS, como também INTERFERE e MODIFICA a REALIDADE humana, conforme Sua vontade.

 

                Através de Sua PALAVRA, expressão de sua VONTADE, Deus faz sua ALIANÇA com o HOMEM e se compromete com a humanidade (“Estabelecerei a minha aliança como aliança eterna entre mim e você e os seus futuros descendentes”).

 

                Conclusão: Deus PODE TUDO. É ONIPOTENTE (Do ponto de vista da SOBERANIA), tendo como único limite a sua palavra / vontade.

 

 

Atenção: Esse texto pode ser copiado ou utilizado, em todo ou em parte, desde que cite como origem a "Página pessoal de João Henrique Lacerda Ferreira em www.jhlf.com.br".

Voltar