SANTA CATARINA- FLORIANÓPOLIS

 

Florianópolis, capital de Santa Catarina, é uma das três capitais brasileiras localizadas em uma ilha.

A ilha teve o seu primeiro povoado fundado no dia da santa que daria origem ao nome do estado; tendo tanto ilha, como povoado, tomado o nome de Santa Catarina.

Elevada à categoria de vila, a vila tomou o nome de Nossa Senhora do Desterro; nome este que não foi muito quisto pela população da mesma. Por ocasião da velha república, por decreto presidencial, já como cidade, teve seu nome mudado para Florianópolis, em homenagem ao presidente Floriano Peixoto.

Os seus primeiros habitantes eram índios Carijós; que já conheciam técnicas agrículas; complementando seus víveres do extrativismo em geral; principalmente da pesca.

No Brasil colônia, a ilha era de importância para o comércio com a  Bacia del Prata, tendo por isso, nos idos de 1700, sido construída a fortaleza de São José, na região; mediante esforço dos locais, principalmente do bandeirantes Dias Velho. Com a fortaleza, abriram-se as condições para a conquista do continente, que passa a receber os primeiros povoados.

Devido à sua posição estratégica, outras fortalezas foram erguidas na região. Para garantir a ocupação, a coroa portuguesa manda trazer parte da população de Açores, colônia perto da áfrica que tem excesso populacional. Os açorianos trazem o cultivo de algodão e linho; instalando-se então pequenas manafaturas no local.

A região também era palco da caça à baleia; que existia ambundante na região; mas que hoje são protegidas.

Entre 1835 à 1845, a região de Santa Catarina e Rio Grande do Sul se tornam palco da Revolução Farropilha. Os portos catarinenses são de especial importância para a República Juliana. Em 1845 a paz é celebrada. Em 1847,  Florianópolis já então cidade, na época chamada de Nossa Senhora do Desterro, passa a ser oficialmente capital de Santa Catarina. No final do império, a cidade recebe a visita do Imperador Pedro II; que alí fica por um mês; fechando definitivamente a ferida de farrapos. Durante o período republicano, com a subidade do Marechal Floriano Peixoto ao poder, a região se rebela. Floriano sufoca a revolta sem piedade. A cidade então, oficialmente, muda de nome para Florianópolis, ou Cidade de Floriano, em homenagem à sua vitória e para selar a pacificação da região.

À partir do início do século, a região vem sofrendo pesados investimentos; recebendo então imigrantes europeus no período das duas grandes guerras.

Mais informações sobre Santa Catarina: http://pt.wikipedia.org/wiki/Santa_Catarina.

Mais informações sobre Florianópolis: http://pt.wikipedia.org/wiki/Florianópolis-SC.

Mais informações sobre a Guerra dos Farrapos: http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_dos_Farrapos.

Atenção: Esse texto pode ser copiado ou utilizado, em todo ou em parte, desde que cite como origem a "Página pessoal de João Henrique Lacerda Ferreira em www.jhlf.net".

Voltar