POLIS, FILOSOFIA E PAIDÉIA

 

Para se entender a Antiga Grécia, é necessário uma visão sobre a POLIS. A POLIS era muito mais do que a CIDADE. Para o grego antigo, era um conjunto indivisível de território (cidade), habitantes (Comunidade) e cultura (No sentido mais amplo possível da palavra).

 

A visão mais próxima que podemos dar de POLIS é que seria o ESPAÇO-TEMPO destinado à TROCA de experiências individuais, objetivando o enriquecimento cultural do coletivo (Sociedade) e de cada um dos seus indivíduos.

 

Para o grego da Polis, o ápice do desenvolvimento de sua cultura / sociedade só se daria com o desenvolver máximo do potencial de cada indivíduo trabalhando no fomento do BEM COMUM. Nesse ambiente privilegiado, aparece a PAIDÉIA.

 

A PAIDÉIA é muito mais do que criação ou cultivo de crianças (Tradução ao pé da letra da palavra).

 

A PAIDÉIA é Caracterizada pelo conjunto de atos necessários ao fomento do desenvolvimento físico-psico-intelectual da criança grega, visando o preparo do jovem para o assumir do seu lugar de Direito na POLIS, espaço privilegiado de troca, de vida dos gregos adultos, na busca de perfeição.

 

Assim, a PAIDÉIA era a EDUCAÇÃO por excelência, onde se propiciava a criança o desenvolvimento completo e a plena apropriação da cultura e do conhecimento das gerações passadas, conduzindo-a na direção do assumir do seu lugar de Direito na sociedade grega antiga.

 

Apesar de, originalmente, ser voltada para a criança, a concepção de PAIDÉIA evoluiu. No seu ápice, a sua idéia era de EDUCAÇÃO CONTINUADA, sendo o próprio núcleo da finalidade da POLIS. Dessa forma, em sua evolução final, a PAIDÉIA se entendia como EDUCAÇÃO CONTINUADA para o DESENVOLVIMENTO PLENO do homem; devendo esse homem assumir o seu lugar na sociedade grega, passando compartilhar os novos  conhecimentos por ele descobertos, para o desenvolvimento de seus iguais; processo o qual levaria toda a sociedade à PERFEIÇÃO.

 

Isso posto, o ideal de PAIDÉIA se tornou sinônimo de EDUCAÇÃO e DESENVOLVIMENTO PLENO do SER e da SOCIEDADE na busca do BEM ESTAR e da PERFEIÇÃO, objetivo ultimo da POLIS.

 

Feita a correlação PAIDÉIA-EDUCAÇÃO-POLIS, sendo esta a EDUCAÇÃO por excelência, objetivando o DESENVOLVIMENTO do indivíduo, e aquela (POLIS) o espaço onde esse conhecimento gerado é compartilhado, na busca do bem estar e da perfeição individual / social, passemos a correlação desta com a FILOSOFIA.

 

A Filosofia aparece na POLIS por volta do século V A.C. Na acepção da palavra, FILOSOFIA significa AMOR À VERDADE. Assim, o filósofo grego é aquele que AMA e PROCURA a VERDADE à todo o custo.

 

Ao inquirir sobre a VERDADE, começa a Filosofia a fazer as clássicas perguntas: POR QUE? PARA QUE? O QUE É? à procura da explicação racional para o mundo. O CONHECIMENTO FILOSÓFICO, e o seu método, difere do conhecimento científico; pois, ao contrário da ciência, que se restringe ao mundo físico, a FILOSOFIA é marcada pela reflexão sobre a VERDADEIRA origem das COISAS. Dessa forma, a filosofia reflete sobre temas como a VERDADE, a JUSTIÇA, o CONHECIMENTO, fazendo as perguntas: O QUE É A VERDADE; O QUE É O CONHECIMENTO; O QUE É A JUSTIÇA.

 

Dessa forma, a FILOSOFIA é GERADORA de CONHECIMENTO; enquanto a EDUCAÇÃO é a sua TRANSMISSORA. Nesse contexto temos FILOSOFIA e EDUCAÇÃO, uma sendo a força motriz da outra (A primeira gerando. A segunda difundindo).

 

Finalmente, da FILOSOFIA vem a pergunta: O QUE É A EDUCAÇÃO? POR QUE EDUCAR? PARA QUE EDUCAR? Perguntas como essas que permitem um melhor debruçar sobre a própria EDUCAÇÃO, que se dava na PAIDÉIA; permitindo que as primeiras idéias sobre o assunto fossem lançadas, abrindo as portas para a PEDAGOGIA, que é a teoria da EDUCAÇÃO. Começava aí os germes da FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO.

 

A FILOSOFIA pura é geradora de conhecimento, aumentando o saber e a CULTURA da POLIS. A FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO, além de geradora de conhecimento, fornece reflexões críticas sobre a EDUCAÇÃO, reflexões essas que começaram a formar uma TEORIA EDUCACIONAL, ou PEDAGOGIA, como hoje a chamamos.

 

Apesar de, na antiga Grécia, a maior parte dos filósofos estarem mergulhados no que podemos chamar de Filosofia pura (A Filosofia que se preocupa com a origem das coisas e com os valores que viriam a ser chamados de UNIVERSAIS); ela lança as sementes para a Filosofia da Educação. Quando Platão se preocupa quanto ao uso na Educação diferenciada na Polis para a geração de seus guardiões e de seus líderes, essas sementes são lançadas para discussão de uma educação diferenciada ou igualitária para sociedade: discussão que perdura até hoje..

 

Isso posto, concluímos que:

1) PAIDÉIA é um conceito que NASCE na POLIS grega.

2) A POLIS que é lugar de TROCA de CONHECIMENTO e fomentação da CULTURA, no espaço-tempo, visando o preparar do jovem para o assumir do seu lugar dentro da POLIS.

3) CONCLUSÃO:  PAIDÉIA é a EDUCAÇÃO da POLIS, DENTRO DA POLIS, PARA A POLIS e COM A POLIS; destinada,  ao aperfeiçoamento do homem com o objetivo do atingimento da perfeição e do bem estar social ou BEM COMUM, que é, em essência, o objetivo da própria POLIS.

4) A FILOSOFIA, contribui para o enriquecimento da cultura, através da geração de conhecimento e reflexões sobre o UNIVERSO onde o homem está inserido. Ela traz a reflexão sobre os valores humanos e sobre a própria PAIDÉIA, trazendo a semente das primeiras teorias EDUCACIONAIS ou PEDAGÓGICAS.

 

Assim, se a PAIDÉIA é a PRÓPRIA EDUCAÇÃO POLÍTICA, fomentadora da PARTILHA, para a busca da perfeição e bem estar coletivo. A FILOSOFIA é a GERADORA do CONHECIMENTO, INSTRUMENTO pelo qual o homem pode chegar à VERDADE, que é a síntese da PERFEIÇÃO do UNIVERSO, sem o qual é IMPOSSÍVEL, ao HOMEM, atingir o BEM ESTAR verdadeiro. fazendo com que a POLIS e a PAIDÉIA percam o sentido. Dessa feita, a FILOSOFIA é o CÉREBRO, e a PAIDÉIA é o CORAÇÃO; sendo a POLIS o ÚTERO de onde nasce e floresce o mundo grego.

Atenção: Esse texto pode ser copiado ou utilizado, em todo ou em parte, desde que cite como origem a "Página pessoal de João Henrique Lacerda Ferreira em www.jhlf.com.br".

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